Existe uma alegria na decoração carregada, na teatralidade, na refinada artificialidade dos detalhes, mas sem a dramaticidade pesada nem a religiosidade do barroco. Tenta-se, pelo exagero, se comemorar a alegria de viver, um espírito que se reflete inclusive nas obras sacras, em que o amor de Deus pelo homem assume agora a forma de uma infinidade de anjinhos rechonchudos. Tudo é mais leve, como a despreocupada vida nas grandes
(Estilo da Elite) - Alegre e elegante - (muita cerâmica).
PINTURA
Principais características:
- - Uso de cores luminosas e suaves, em contraposição às cores fortes do Barroco;
- Estilo artístico marcado pelo uso de linhas leves, sutis e delicadas;
- Utilização de linhas curvas;
- Uso de temas da natureza: pássaros, flores delicadas, plantas, rochas, cascatas de águas;
- Uso de temas relacionados a vida cotidiana e relações humanas;
- Representação da vida profana da aristocracia;
- Arte sem influência de temas religiosos (exceção do Brasil);
- Busca refletir o que é refinado, agradável, sensual e exótico.
A toilete de Vênus - Francois Boucher |
A peregrinação a Iha de Cítera. Jean-Antoine Watteau, mais conhecido por Antoine Watteau ou simplesmente Watteau ( 10 de Outubro de 1684, Valenciennes, França - 18 de Julho de 1721, Nogent-sur-Marne), foi um grande pintor francês do movimento rococó. Nasceu no centro da região de Hainaut, recém-incorporada ao território francês pelas tropas de Luís XIV. Morreu aos 37 anos. Era tio-avô de François-Louis-Joseph Watteau.
ARQUITETURA
A arte desenvolvida dentro do estilo rococó pode ser caracterizada como requintada, convencional e aristocrática. Essa arte se preocupava em expressar somente sentimentos agradáveis e que procurou dominar a técnica perfeita.
A Kaisersaal do Palácio de Wursburg |
O amor e o romance eram considerados assuntos mais importantes que assuntos históricos e religiosos. O estilo foi caracterizado por um movimento livre, gracioso e muitas linhas; cores delicadas.
ESCULTURA
No período Rococó, a escultura cultivou princpalmente dois gêneros: a escultura decorativa, parte integrante da arquitetura, pois cobria quase todas as estruturas e superfícies construídas com rebuscados e movimentados relevos de inspiração naturalista, e a inovadora estatuária de pequeno porte, destinada sobretudo a interiores, com funções decorativas e/ou entretenimento.
Pauline Bonaparte Borghese como Vênus (1808), de Antonio Canova. |
Próxima da estética barroca pela expressão plástica, mas igualmente oposta e ela pelas novas formas, objetivos e materiais, a escultura deste período apresenta características inovadoras. Apreciando as linhas curvas e contracurvas, os escultores do Rococó tornaram-se mais delicadas e fluídas organizadas em estilizados.
Na figura humana, utilizaram o cânone anatómico maneirista, de corpos alongados e silhuetas caprichosas, e procuraram conferir-lhe leveza e graciosidade nos gestos. Possuiam movimento e rítmo (alguns personagens parecem quase dançar).
Cerâmicas : A ela podemos remontar a tradição do biblelot. A pequena dimensão foi praticada, inclusive, em modalidades como o retrato (bustos, geralmente), a estatuária religiosa e as composições mitológicas e alegóricas tão ao uso da época.
Porcelana de Sèrvres |
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