Belle Époque:
- Capitalismo em ascensão
- O Estado assume responsabilidade para com a saúde, educação e trabalho.
- Iluminação pública, melhora para a vida noturna
Características Gerais
- Uso das pinceladas soltas
- luz e movimentos tornar-se o principal elemento
- pinturas ao ar livre
- mostra as tonalidades que objetivos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento.
- não se utilizam contornos nítidos.
- sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é impressão visual que nos causam.
- contrastes de acordo com a lei das cores complementares.
- misturas de tintas são feitas diretamente na tela.
- influência da fotografia.
Claude Monet
- Incensante pesquisador da luz e seus efeitos.
- Estudos das mutações
- A ponte japonesa (há várias em tonalidades diferentes feitas pelo próprio Monet, conforme a luz do dia).
Impressão nascer do sol - 1872 - Museu Marmottan Monet |
Impressão, nascer do sol, é a mais célebre e importante obra de Claude Monet. É um óleo sobre tela, datado de 1872 (mas provavelmente realizado em 1873), que representa o nascer da manhã no porto de Havre, com uma névoa cerrada sobre o estaleiro e os barcos e as chaminés ao fundo da composição. O título da obra acaba por denominar o grupo dos pintores impressionistas.O termo impressionismo surgiu quando foi feita uma crítica a esta tela pelo pintor e escritor Louis
Em Impressão, nascer do sol, Monet interessa-se pela luz e os seus efeitos na natureza, pinta as coisas como as vê, e não como as imagina ou pressente, e privilegia a rapidez e espontaneidade do traço, em detrimento da precisão do contorno. As cores complementares – tonalidades de azul e laranja, são privilegiadas por Monet. Para os impressionistas, as cores influenciam-se mutuamente, e tons complementares dispostos lado a lado têm um maior realce. As pinceladas não apresentam contornos definidos, as formas são mais sugeridas do que representadas. Em “Impressão – Nascer do Sol”, as pinceladas são rápidas, pois a luz muda depressa e a referência visual perde-se. Os impressionistas, como Monet, evitam pintar de memória. Apesar da névoa encontramos representados, elementos do porto, como guindastes e navios. Os reflexos mostram o movimento das águas, que estão crispadas. A composição de “Impressão – Nascer do Sol”, plana e bidimensional, é influenciada pela arte japonesa. A obra encontra-se no Museu Marmottan-Monet em Paris ,depois de ter sido roubada em 1985 e recuperada em 1990.
Pierre-Auguste Renoir
pintor impressionista mais popular. Algumas Obras
- Rosa e Azul - 1881
- Duas irmãs
- A banhista
Pierre-Auguste Renoir foi um pintor francês impressionista. Desde o princípio sua obra foi influenciada pelo sensualismo e pela elegância do rococó, embora não faltasse um pouco da delicadeza de seu ofício anterior como decorador de porcelana.
Rosa e Azul - 1881- Museu de Artes de São Paulo |
Rosa e Azul é uma célebre pintura a óleo sobre tela do artista impressionista francês Pierre-Auguste Renoir. Produzida em Paris no ano de 1881, a obra retrata as irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro judeu Louis Raphael Cahen d’Anvers.
Duas Irmãs ou O Terraço - 1881- Art Institute of Chicago |
Renoir trabalhou na pintura no terraço da Maison Fournaise um restaurante localizado numa ilha no rio Sena, em Chatou, um subúrbio ocidental de Paris. A obra mostra uma rapariga e a sua irmã mais nova, sentadas no exterior, com um pequeno cesto que contém rolos de lã. Sobre os corrimãos do terraço, pode observar-se arbustos e folhagens com o rio Sena por trás deles.
Edgar Degas
- Valorizou o desenho e não apenas acor.
- Ambientes de quadros são interiores e a luz é artificial.
Edgar Hilaire Germain Degas foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. É conhecido sobretudo pela sua visão particular no mundo do Ballet, sabendo captar os mais belos e súbteis cenários. (1834 a 1917)
Algumas obras:
- A aula de dança.
- A primeira bailarina.
- Ensaio no palco.
- bailarinas em rosa. 1880 1885
também fotografias :
- Bailarinas do corpo
Escultura:
- Bailarina de 14 anos.
Aula de dança - 1874 -Metropolitan Museum of Art |
A primeira bailarina - 1878- Museu de Orsay - Paris |
Em “A primeira bailarina” vemos o momento em que Degas quebra os dogmas da técnica que lhe havia granjeado sucesso, deixando soltar o pincel para tons mais quentes e vibrantes.
A bailarina é uma jovem artista de parcos recursos, uma família que vivia de miséria, tinha na irmã uma prostituta e ela própria vendeu o corpo como sustento para a vida artística. Ao retrata-la Degas expõe a hipócrita sociedade aristocrática parisiense que cultiva a futilidade com uma tela de realidade, pintando a vida, com cores diferentes dos contos de fadas. No rosto de uma bailarina que deixou de conseguir sonhar e ser criança!
A bailarina é uma jovem artista de parcos recursos, uma família que vivia de miséria, tinha na irmã uma prostituta e ela própria vendeu o corpo como sustento para a vida artística. Ao retrata-la Degas expõe a hipócrita sociedade aristocrática parisiense que cultiva a futilidade com uma tela de realidade, pintando a vida, com cores diferentes dos contos de fadas. No rosto de uma bailarina que deixou de conseguir sonhar e ser criança!
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