Barroco (também conhecido como seiscentismo) é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do séc.XVI e meados do séc.XVII . Inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
O tratamento barroco de temas idênticos mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual, mas nem sempre essas características são bem evidentes ou se apresentam todas ao mesmo tempo. Houve uma grande variedade de abordagens que foram englobadas sob a denominação genérica de "arte barroca", com certas escolas mais próximas do classicismo.
O tratamento barroco de temas idênticos mostrava maior dinamismo, contrastes mais fortes, maior dramaticidade, exuberância e realismo e uma tendência ao decorativo, além de manifestar uma tensão entre o gosto pela materialidade opulenta e as demandas de uma vida espiritual, mas nem sempre essas características são bem evidentes ou se apresentam todas ao mesmo tempo. Houve uma grande variedade de abordagens que foram englobadas sob a denominação genérica de "arte barroca", com certas escolas mais próximas do classicismo.
O termo barroco é de origem Espanhola "Barrueco" para designar pérolas de forma irregular.
O Estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas.
- O bem e o mal
- Deus e o Diabo
- O céu e a terra
- Pureza e pecado
- Alegria e tristeza
- Paganismo e cristianismo
- Espírito e matéria
Características Gerais
- Emocional sobre o racional,seu propósito é impressionar os sentidos do observador,
- Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas.
- Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura.
- Forte contraste entre a luz e sombra.
- Pinturas com efeitos ilusionistas.
- Composição assimétrica, em diagonal, que se revela num estilo monumental retorcido
Alguns artistas barrocos:
PIETRO DE CORTONA
Pietro da Cortona - O Triunfo da Divina Providência - Afresco em teto - 1633 a 1639 - Palazzo Barberini - Roma |
Causa uma ilusão a obra acima, uma característica do barroco. Esse afresco ilusionista.
Pietro da Cortona, pintor e arquiteto italiano,cujo nome verdadeiro era Pietro Berretini, foi um dos mais destacados artistas do Barroco no Sec.XVII. Nasceu em Cortona, estudou pintura em Florença e , em 1613, estabeleceu-se em Roma, onde permaneceria pelo resto da vida.
MICHELANGELO CARAVAGGIO
Michelangelo Merisi da Caravaggio foi um importante pintor italiano do final do séc.VXI e início do séc.VXII. Este artista barroco nasceu na cidade de Milão em 29 de setembro de 1573. A beleza além da aristocracia. O aspecto mais notável da sua obra é o tratamento
da luz.
da luz.
Principais obras de Caravaggio:
- Os jogadores de cartas (1594)
- Canastra de Fruta (1595)
- Repouso na Fuga para o Egito (1596)
- A Ceia em Emmaus (1596)
- Invocação de São Mateus (1600)
- A Prisão de Cristo (1602)
- São Mateus e o Anjo (1602)
- Martírio de São Mateus (1600)
- Crucificação de São Pedro (1601)
- O Sacrifício de Isaac (1603)
- Conversão de São Paulo (1601)
- Deposição (1604)
- Nossa Senhora do Rosário (1607)
- Sete Obras de Misericórdia (1607)
- João Batista (1604)
- Degolação de Baptista (1608)
- Ressurreição de Lázaro (1609)
- Narciso (1598)
- Sepultamento do Cristo (1603)
- A incredulidade de São Tomé
- Canastra de Fruta (1595)
- Repouso na Fuga para o Egito (1596)
- A Ceia em Emmaus (1596)
- Invocação de São Mateus (1600)
- A Prisão de Cristo (1602)
- São Mateus e o Anjo (1602)
- Martírio de São Mateus (1600)
- Crucificação de São Pedro (1601)
- O Sacrifício de Isaac (1603)
- Conversão de São Paulo (1601)
- Deposição (1604)
- Nossa Senhora do Rosário (1607)
- Sete Obras de Misericórdia (1607)
- João Batista (1604)
- Degolação de Baptista (1608)
- Ressurreição de Lázaro (1609)
- Narciso (1598)
- Sepultamento do Cristo (1603)
- A incredulidade de São Tomé
Invocação de São Mateus - 1599 a 1600 - Caravaggio -Igreja São Luiz dos Franceses |
São Mateus e o Anjo - Caravagio - 1602 - Poti |
Sobre as duas versões do São Mateus e o Anjo, sabemos que a primeira não foi
benquista pela Igreja e não estava em conformidade com a encomenda solicitada ao
pintor. Esta versão foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial em Berlim,
restando apenas uma fotografia em preto e branco. Foi solicitada a Caravaggio uma
segunda versão que estava de acordo com a encomenda e mantém-se até hoje
preservada na Capela Contarelli, na Igreja de São Luís dos Franceses, próximo à Piazza
Navona, em Roma. O que nos intriga é entender como um artista, no início do século
XVII, pintou, sequencialmente, um mesmo tema em duas abordagens diferentes entre si.
Observando o quadro percebemos que ele tem uma ambígua carga erótica que deve ter incomodado a Santa Madre Igreja. S. Mateus parece demasiado perdido, como se travasse uma luta interior para vencer as suas tentações. E o anjo parece, de fato tentador, demasiado carnal, demasiado sensual. Atente-se nos seus olhos semi-fechados, nos seus lábios,na veste transparente e volátil que lhe deixa ver as pernas e, sobretudo na sua gestualidade, uma marca dramática onipresente na pintura do Mestre. Reparem naquela mão em cima da de Mateus. E na outra, lânguida, prazenteira... Este Caravaggio sabia o que fazia.
REMBRANDT
Rembrandt Harmenszoon Van Riin foi um importante pintor e gravador holandês.É considerado um dos mais importantes pintores do barroco europeu. Nasceu em 15 de julho de 1606 na cidade de Leiden e faleceu em Amsterdam em 4 de outubro de 1669.
Lição de Anatomia do Dr. Tulp - 1632 - Rembrandt |
A Ronda noturna - Rembrandt - 1642 - Rijksmuseum - Amsterdam |
Algumas Esculturas de Rembrandt
"Vache Meuglant" foi feita quando o artista tinha 17 anos. |
Estátua de Rembrandt - Amsterdam |
Johannes Vermeer foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes Van der Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja velha de Delft.
Nasceu em 31 de outubro de 1632 e faleceu em 15 de dezembro de 1675.
Ele pintava as belezas do cotidiano.
Ele pintava as belezas do cotidiano.
Moça com brinco de pérola -Vermeer - 1665 - Mauritshuis - Holanda |
Um fantástico efeito tridimensional da obra.
DIEGO VELÁZQUEZ - Nascido em 6 de junho de 1599, em Sevilha (Espanha), foi o principal artista da corte do rei Felipe IV de Espanha.
Tornou-se famoso por retratar a corte espanhola do séc. XVII.
Trabalhou a luz em contraste com as sombras,
Tornou-se famoso por retratar a corte espanhola do séc. XVII.
Trabalhou a luz em contraste com as sombras,
As meninas - Velázquez - 1656 - muséo do Prado - Madri. |
Esculturas Barrocas
Suas características são:
O domínio exagerado das emoções , sublimação de sentimentos.
Arquitetura Barroca
A arquitetura barroca é o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir do século XVII, durante o período do absolutismo, e decorre até a primeira metade do século XVIII.
Suas características são:
- O predomínio das linhas curvadas, drapeados nas vestes e do uso do dourado.
- Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
O Êxtase de Santa Tereza - 1647 a 1652 Bernini |
Arquitetura Barroca
A arquitetura barroca é o estilo arquitectónico praticado durante o período barroco, que, precedido pelo renascimento e maneirismo, inicia-se a partir do século XVII, durante o período do absolutismo, e decorre até a primeira metade do século XVIII.
Fachada do Palácio de Dos Aguas - Valência |
Catedral de Santiago de Compostela |
Essa grandiosidade é explicada pela situação histórica, marcada pela reação da Igreja Católica ao movimento protestante e ao mesmo tempo pelo desenvolvimento do regime absolutista. Dessa maneira temos uma arte diretamente comprometida com essa nova realidade, servindo como elemento de propaganda de seus valores.ser explicadas pelo fato de o barroco ter sido um tipo de expressão de cunho propagandista.
Nascido em Roma a partir das formas do cinquecento renascentista, logo se diversificou em vários estilos paralelos, à medida que cada país europeu o adotava e o adaptava às suas própria características. Enquanto na Itália o barroco apresentou elementos mais "pesados", nos países Protestantes o estilo encontrou componentes mais amenos.
Durante esse período as artes plásticas tiveram um desenvolvimento integrado; a arquitetura, principalmente das Igrejas, incorporaram os ornamentos da estatuária e da pintura.
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