15/06/2016

REALISMO

O termo “realismo” geralmente é usado para designar desenhos, esculturas e pinturas que tenham uma representação objetiva da realidade, ou seja, uma forma de reproduzir a realidade tal como ela é. No entanto o termo realismo no âmbito das artes visuais diz respeito ao princípio estético que surgiu na segunda metade do século XIX, na França em reação ao Romantismo.


PINTURA



Algumas características na pintura.
  • Veridicidade – Despreza a imaginação romântica, colocando acontecimentos reais;
  • Contemporaneidade – Transmite a realidade, expressando o que realmente se passa;
  • Personagens fielmente retratados – Aspectos naturais humanos;
  • Denúncia às injustiças da sociedade – Fatos expressados sem restrição;

O pai do movimento Realismo foi Gustave Coubert (1819-1877).
Gustave Courbet foi um pintor francês pioneiro do estilo realista francês. Foi acima de tudo um pintor da vida camponesa de sua região. Ergueu a bandeira do realismo contra a pintura literária ou de imaginação.


Os quebradores de pedras - 1849-Gustave Coubert


Mulheres peneirando trigo 1855


Jean-François Millet (4 de outubro de 1814 – 20 de janeiro de 1875) foi um pintor realista e um dos fundadores da Escola de  Barbizon na França rural. É conhecido como precursor do realismo, pelas suas representações de trabalhadores rurais.
Junto com Courbet, Millet foi um dos principais representantes do realismo europeu surgido em meados do século XIX. Sua obra foi uma resposta à estética romântica, de gostos um tanto orientais e exóticos, e deu forma à realidade circundante, sobretudo a das classes trabalhadoras.
Angelus 1859 - Museu de Orsay - Paris

ESCULTURA

Neste gênero os escultores, assim como os pintores, preferem temas contemporâneos. Animam-se de intenções políticas e de propósitos doutrinários. Procuram fazer uma escultura social, ao enaltecer os aspectos realistas. Na escultura, o grande representante realista foi o Auguste Rodin (1840-1917), dono de um estilo feito de naturalismo e passionalismo. Era grande admirador de Donatello e Michelangelo, a principio apreciava os aspectos naturalísticos e, no segundo, a dramaticidade. O escultor não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano. Para Duílio Battistoni Filho "é difícil julgar Rodin, pois suas obras mais significativas como O BeijoO pensador e Balsac, apresentam sugestões patéticas góticas, a luminosidade dos impressionistas e a sobriedade dos gregos". Em resumo: "foi um escultor que valorizou as sensações imediatas".

O pensador 1902 Rodin

O beijo - 1882 a 1989 - Rodin

ARQUITETURA

Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.

Com a Revolução Industrial surgiu as estruturas de ferro que passam a ficar mais aparentes, criando formas imponentes como a Torre Eiffel, de 300 metros de altura, ou delicadas, como o Palácio de Cristal.


Torre Eiffel - 1887 a 1889










Nenhum comentário:

Postar um comentário