23/05/2016

ARTE GRECO-ROMANA

Os Gregos achavam que o mundo era um prato. (seria uma ilha)  -  700a.C.

História (resumo)

A arte greco-romana se desenvolveu, aproximadamente, entre os séculos VIII a.C e V. Tem sua origem na civilização creto-micênica, que se desenvolveu na Ilha de Creta.

Porém, foi no século V a.C, que esta arte teve grande desenvolvimento na Grécia, principalmente na cidade-estado de Atenas. Foi um período de grande criatividade e desenvolvimento artístico e cultural.

Na primeira metade do século IV a.C, Alexandre, o Grande (rei da Macedônia) dominou a Grécia. Grande apreciador da cultura grega, Alexandre difundiu a cultura dos gregos para as regiões por ele conquistadas. Este processo, que foi continuado por seus sucessores, ganhou o nome de Período Helenístico e durou até 146 a.C (conquista da Península Grega pelos romanos).

Os romanos, após conquistarem a Grécia, absorveram vários aspectos da cultura grega. Portanto, a arte romana, foi marcada pela forte influência grega.

A arte greco-romana entrou em decadência junto com o Império Romano. Após as invasões bárbaras do século V, surgiu na Europa um novo momento histórico, conhecido como Idade Média. Na época Medieval, os principais elementos da arte greco-romana foram esquecidos na Europa. A arte clássica foi resgatada com força somente na época do florescimento do Renascimento Cultural, ou seja, no século XV.



PINTURA (GREGO)

É necessária fazer referência da cerâmica, já que foi precisamente na decoração de ânforas, pratos e utensílios cuja antiga Grécia que a arte da pintura pode se desenvolver.
No começo os desenhos eram simples, formas geométricascom motivos circulares e semicirculares, dispostos simetricamente.

Desenho na cerâmica.



Aquiles e Ajax jogando damas.



Aquiles - pouco antes dos combates em Tróia  (guerreiro da direita)

Ajax - filho de Télamon (guerreiro de esquerda)  540a.C.


Outra cerâmica:

A despedida do guerreiro (505a.C.)

Neste vaso grego que mostra um guerreiro vestindo sua armadura , sendo ajudado por duas pessoas sua cabeça está de perfil, porém o escorço (pés visto de frente) já se encontra bem desenhado, mostrando que o artista procurou um ângulo para pintá-lo.
A arte egípcia serviu de base para os gregos a aprimorarem e dessem a ela uma forma ainda mais próxima da realidade, o que continuaria  acontecendo muitos séculos depois.






ESCULTURA



Cópia de Míron: Discóbolo, c. 455 a.C., Gliptoteca de Munique

Vênus de Milo - Museu do Louvre
 ARQUITETURA



Partenon - Grécia

Ordens Arquiquetônicas Gregas:
São três: Ordem Dórica, Ordem Jônica e Ordem Coríntia

Ordem Dórica: representa o masculino, o simples, o prático e o bruto. Esse estilo é mais voltado para a funcionalidade e menos decorativo.

Ordem Jônica: simboliza o feminino é mais trabalhado e apresenta mais atenção a estética. Acrescenta-se uma base a coluna e o capitel ganha ornamentos curvos e simétrico.


Ordem Coríntia: representa a natureza e é a mais trabalhada, com arranjos florais e folhagens esculpidas no capitel. Também apresenta base na coluna e o entablamento tem duas vigas diagonais.






Diferenças entre as ordens jônica, dórica e coríntia.







2 comentários: