Na pintura a maior conquista da busca pr "naturalismo organizdo" foi a recuperação da perspectiva, representado a paisagem, as arquiteturas e o ser humano através de relações essencialmente geométricas e criando uma eficiente impressão de espaço tridimensional.
Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela 1ª vez por Giorgio Vasari já no séc. XVI, mas a noção de Renascimento como hoje o entendemos surgiu a partir da publicação do livro de Jacob Burckhardt (A Cultura do Renascimento na Itáliaa - 1867), onde ele defiai o peíodo como uma época de descoberta do mundo e do homem.
A Filosofia do Renascimento
A Filosofia do Renascimento foi o período da história da filosofia na Europa que está situado entre a Idade Média e o Iluminismo Ele inclui o sec. XV, alguns estudiosos estendem o seu começo a décda de 1350 e o seu término ao final do séc. XVI ou ao começo do séc. XVII , sobrepondo a Reforma e a Idade Moderna. Entre os elementos distintivos da filosofia do renascimento cultural estão o renascimento da educação e civilização clássica e um retorno parcial à autoridade de Platão sobre Aristóteles (que dominou a filosofia medieval).
Fases do Renascimento
Costuma-se dividir o Renascimento em três grandes fases.
Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos séc. XIV, XV e XVI, com um breve interlúdio entre as duas últimas chamado de Alta Renascença.
Características Gerais:
O Mecenato (a burguesia patrocinando os artistas)
A invenção da imprensa (1450)
Rivalidade entre as cidades Italianas
Características da pintura
- Naturalismo.
- racionalismo
- equilíbrio
- lei da perspectiva (profundidade)
- elementos arquitetônicos (pontes, arcos, edifícios)
"Madona do Prado" - Rafael 1505-1506 |
Feito em óleo sobre madeira, representa um tema religioso, com a Virgem acompanhada por Cristo e S. João Baptista. O terceiro segura uma pequena cruz, que está a entregar a Cristo, e a Virgem observa a cena, como se soubesse o que aquilo significaria. Mostra-nos também uma conexão entre as três figuras, pela maneira como se observam uns aos outros e á cruz.
No geral, as cores são algo frias, sendo assim ainda mais destacado as cores fortes que Rafael pintou nas roupas da Virgem - o azul e o vermelho.
A perspectiva está presente, podendo-se ver mais ao longe um lago, assim como a geometria, pois as três figuras estão pintadas de forma a formar um triângulo, que vai desde a cabeça da Virgem ao pé de S. João, e daí ao pé da Virgem. Também contraste é visível, assim como a harmonia e ainda a naturalidade. Os traços renascentistas são facilmente identificados na obra, como por exemplo os corpos nus de duas das figuras, e a perfeição das obras de Rafael está também bem expressa.
Também duas bonitas flores, que se encontram ao lado da Virgem, são destacadas, por serem a única cor forte que não é relativa às representações humanas. No entanto, não conseguindo encontrar nenhuma explicação para o que poderiam explicar, mantém-se a cabo da imaginação de cada uma das pessoas, que podem ir pensando em vários significados que podem, ou não, envolver a Virgem, Cristo e S. João Baptista.
Nascimento de Vênus - Sandro Botticelli 1486 |
O Nascimento de Vênus é uma obra do pintor italiano Sandro Botticelli. A pintura mostra a Vênus surgindo nua de uma concha sobre as espumas do mar. A obra ainda apresenta Zéfiro, o vento do Oeste, assoprando na direção da deusa, acompanhado pela ninfa Clóris. À direita de Vênus, há uma Hora (deusas das estações) que lhe entrega um manto com flores bordadas.
Características da pintura renascentistas,
pintura a óleo (Jan Van Erick)
Sfumato (esfumaçado)
Mona Lisa - Leonardo daVinci 1503-1506 |
Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou cerca de três anos mais trade. A pintura a óleo em madeira, exposta agora no Museu do Louvre em Paris, é a maior atração do museu.
A virgem e o Menino - Leonardo da Vinci - 1508 a 1513 - Museu do Louvre |
Não obstante é realidade de suas obras, em "A Virgem e o Menino com Santa Ana" os traços anatômicos são incrivelmente fiéis.Percebe-se a utilização da técnica Chiaroscuro (inventada pelo pró Leonardo da Vinci), um jogo de luz e sombra ue dá ainda mais vida à arte do célebre pintor
ESCULTURA
Características
- realismo / naturalismo
- Dinamismo
- Expressividade
Moisés - Michelangelo (1513-1515) - basílica de San Pietro in Vicoli -Roma |
Conta-se que após terminar de esculpir a estátua de Moisés, Michelangelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da escultura. Bateu com um martelo na estátua e começou a gritar. "Porque não falas ? "
David, Donatello, (1440 ? ) Museu Nacional de Bargello - Florença (alt - 1,58 m) |
David, Donatello - Museu Nacional de Bagello - Florença (alt. - 1,91m) |
David é o nome de duas estátuas feitas por Donatello, retratando a história bíblica da vitória do Rei David sobre o gigante Golias. A primeira foi iniciada em 1408 e terminada em 1409 e a última acha-se que foi esculpida em 1440.
Santa Ceia - Leonardo da Vinci 1495 a 1498 afresco refeitório de Santa Maria da Graça - Milão |
Teto da capela sistina (Afreco) - Michelangelo - 1508 a 1512 - Palácio Apostólico - Vaticano |